domingo, 23 de fevereiro de 2014

CRISTÃO & AUTORIDADES

O cristão jamais deve esquecer que é a Luz do Mundo, e, consequentemente, tudo que ele faz é observado, e qualquer atitude leviana pode trazer escândalo.

Assim, resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.  (Mateus 5.16)

Saber se portar diante das autoridades é dever de todo cristão que deseja obedecer a Deus. Para conseguir um bom relacionamento com as autoridades, é necessário compreender o que a palavra de Deus fala a respeito delas.

Toda pessoa esteja sujeita ás autoridades superiores, pois não há autoridade que não venha de Deus. As autoridades que há foram ordenadas por Deus.
Por isso, quem resiste á autoridade resiste á ordenação de Deus, e os que resistem trarão sobre si mesmo a condenação.
Pois os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela.
Portanto, é necessário que lhe estejas sujeitos, não somente por causa do castigo, mas também por causa da consciência.
Por esta razão também pagais tributos, pois as autoridades são ministros de Deus, atentando sempre para isso mesmo.
portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributos, tributos; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
(Romanos 13.1-7)

Havendo atravessado a ilha toda até pafos, acharam certo judeu mágico, falso profeta, chamado Bar-Jesus, a qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamado Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a Palavra de Deus.  (Atos 13.6,7)

Por este texto percebemos que quem não respeita as autoridades, não respeita a Deus, pois elas foram ordenadas por Deus.

Vamos tomar como exemplo o profeta Daniel. Ele tinha de se submeter a uma autoridade perversa, o Rei da Babilônia, porém jamais se deixou levar pelo orgulho e , com submissão e humildade, ele também ganhou o respeito dele.

Então o rei muito se irou e enfureceu, e ordenou que matassem a todos os sábios da Babilônia.
Saiu o decreto, segundo o qual deviam ser mortos os sábios, e buscaram a Daniel e aos seus companheiros, para que fossem mortos. Ao que Daniel se apresentou ao rei e pediu que lhe desse tempo, para que pudesse dar a interpretação.
(Daniel 2.12-13,16)

Então o rei Nabucodonosor caiu com o rosto em terra, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe fizessem oferta de cereais e perfumes suaves. 
Respondeu o rei a Daniel: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos Reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.
Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província da Babilônia, como também por principal governador de todos os sábios da Babilônia.
(Daniel 2.46-48)

Daniel soube atender o Rei, mesmo diante de uma perseguição. Isso lhe trouxe honra da parte da autoridade. Quando o cristão sabe revelar o Senhor através da sua vida, até os Reis da terra respeitarão o povo de Deus. Se Daniel fosse rebelde e desonrasse o rei, jamais ele teria chegado aonde chegou.

Poderíamos citar muitos outros exemplos, como o de José diante de Faraó, Davi diante de Saul, etc.

O cristão que não serve de bom grado o seu patrão, jamais terá o respeito dele.

Só se deve deixar de obedecer ás autoridades, quando elas quiserem que o cristão faça algo contrário á palavra de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário