domingo, 23 de fevereiro de 2014

RELACIONAMENTOS

Levando em consideração que o Senhor Deus criou o homem para se relacionar e ter comunhão com Ele, podemos deduzir que Satanás tentará de todas as formas atrapalhar essa comunhão entre Deus e os homens, entre o pai e os seus filhos, entre o criador e a criatura, pois é nosso adversário e tentará se opor a tudo que diz respeito a Deus (2 Ts 2.4).

Temos portanto, de impedir que o inimigo alcance esse objetivo, criando barreiras no relacionamento entre nós e Deus. Para que ele seja impedido de agir, é necessário que saibamos como agir ao nos relacionarmos com Deus, com o nosso próximo, com os animais e com a natureza. Somente os cristãos que têm conhecimento de como se relacionar com os outros seres poderão obter uma perfeita comunhão com o pai.

Alguém poderá dizer que basta a pessoa saber relacionar-se com Deus que já é o bastante, porém a palavra revela que quem não sabe relacionar-se com o seu semelhante, não pode relacionar-se com Deus.

Se alguém disser: eu amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso. Pois aquele que não ama a seu irmão, a quem viu, como pode amar a Deus a quem não viu?  (1 Jo 4.20)

O apóstolo Pedro disse que o casal cristão que não tem um bom relacionamento terá a sua comunhão com Deus interrompida:

Igualmente, vós, maridos, vivei com ela com entendimento, dando honra á mulher, como vaso mais frágil, e como sendo ela herdeira convosco da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.  (1 Pe 3.7)

Tudo isto comprova que um profundo relacionamento do homem com Deus é consequência da sabedoria dele em se relacionar com seus semelhantes.

Até mesmo o relacionamento com a Natureza é algo importante, pois Adão e Eva não entenderam o limite em seu relacionamento com a natureza e acabaram comendo da árvore proibida, pecando. Já o povo de Israel não entendeu também o limite do relacionamento com os animais e acabaram endeusando a um bezerro.

Aprender a se relacionar com os nosso semelhantes e com aqueles que dividem o mundo conos é dever de todo filho de Deus, que foi criado para ter comunhão com o Pai. Enquanto o ser humano não aprende a se relacionar com o ambiente em que vive, dificilmente ele descobrirá Deus, pois até mesmo a presença de Jesus se faz sentir quando há dois ou mais reunidos no Nome dEle (Mt 18.20) viver constantemente isolado é se fechar em um mundo particular, possivelmente distante de Deus. Pv 18.1.

Esperamos que através desta matéria todos nós possamos melhorar os nossos relacionamentos familiares, profissionais, e todos os demais, principalmente com os irmãos em Cristo e com Deus.

0 comentários:

Postar um comentário